segunda-feira, 7 de junho de 2010

Um novo fôlego pela comunicação



Por Samuel Pierezan Moraes
Acadêmico de Jornalismo – VII Nível

Do Inglês football, o esporte de origem violenta, hoje, vem para unificar as nações, criando laços importantíssimos em tempos de tormentas. Haja visto este que traz a rivalidade e a desigualdade a tona, a quem diga também, que esta vem para desviar a atenção de acontecimentos maiores, as famosas teorias de conspiração. Nesse movimento mundial a South África 2010, desenvolve e faz a economia crescer em volta de todo globo, relevando os fatores positivos desse fenômeno.


Coca- Cola e Pepsi, são exemplos de empresas que se engajam nesse movimento como ferramenta de marketing, fica a dica de link a se visitar, as propagandas dessas duas multinacionais que sabem se comunicar e explorar a emoção da publicidade.


Para a grande massa K’naan é um nome estranho, creio que se torne familiar no momento que toque sua música. Wavin' Flag é um single do cantor somali-canadense lançado em 2009 e regravado para a publicidade da Coca- Cola. Adotada como hit da copa 2010, a música tomou proporções mundiais. Já gravada em inúmeras nacionalidades, é uma das melhores trilhas sonoras de todas as copas já realizadas. Esta que é a 19º edição está de parabéns pela qualidade de seu material publicitário.



Já a outra empresa que destaco, seria a Pepsi, que soube explorar um fator ruim da África em uma nova releitura de forma divertida e inteligente. O pouco desenvolvimento e a paixão pelo futebol transparecem na propaganda, mostrando a realidade de um povo que lutou para realizar o sonho do futebol. Para a trilha sonora da propaganda, o escolhido foi o Akon. O cara de origem senegalesa, volta as origens e gravar um dos singles da copa e o jingle da Pepsi.



Fica claro a importância da música para o sucesso da propaganda e o da copa para a população mundial. A comunicação hoje já é feita de novas formas, dando um novo fôlego ao evento que mobiliza o mundo para um mesmo lugar.


Imagens de divulgação da South África 2010

Nenhum comentário: