sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Consumismo não é Consumo

*Tayná Biazus dos Santos

Para falar sobre consumismo, primeiramente deve-se ter o entendimento da palavra. Consumismo significa: Hábito ou ação de consumir muito, em geral sem necessidade.

Foto: consumindosemparar.blogspot.com
Uma pessoa consumista é aquela que está sempre consumindo produtos ou serviços, exageradamente, sem ter consciência do que está fazendo, agindo por impulso.

 Atualmente há mais ofertas de produtos do que pessoas para adquiri-los, porém as estratégias existentes para esse consumo são tamanhas que muitos acabam sendo seduzidos por isso, sendo levados à compra. Exemplos claros são campanhas publicitárias vinculadas nos meios de comunicação,     e as facilidades existentes para a compra de determinado produto.

A evolução da sociedade tecnológica fez com que o consumismo impulsionasse as compras baseadas no estado psicológico de determinadas pessoas. O desejo de consumir para não se sentir excluído de seu grupo, para aliviar o stress do dia-a-dia, etc. O consumo de produtos deveria existir devido à necessidade que cada um tem, em relação a esses produtos, por exemplo, e não ser um meio de se saciar.

O desenvolvimento do mundo e junto dele da sociedade fez com que não somente as pessoas fossem vítimas desse vício, mas também o meio ambiente, que sofre graves consequências devido ao lixo que se acumula a poluição que as fábricas geram, e é por esses e outros motivos que deveriam existir políticas que amenizassem tamanho estrago.

O cineasta brasileiro Marcelo Masagão, em sua ficção “1,99 Um Supermercado de Palavras”(2004), mostra como as pessoas estão submissas ao consumo exagerado, sem necessidade, mostrando também como muito desse consumo está ligado as modas e ao marketing.

Portanto, uma linha de raciocínio e consciência deve ser utilizada: consumismo é diferente de consumo. Devem-se distinguir os dois conceitos, pois cada um possui seus objetivos, mesmo que caminhem paralelamente.

Curiosidade: Assista ao trailer do filme “1,99 Um supermercado que vende palavras”


 

*Tayná Biazus dos Santos, aluna do curso de Jornalismo-UPF, XII Nível

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