quarta-feira, 15 de junho de 2011

A minha, a dele e a tua: Dor de cotovelo

*Tayná Biazus dos Santos, acadêmica Jornalismo, VII nível.


Nesse universo musical, existem músicas que retratam através de suas letras os mais diferentes sentimentos, ou nenhum sentimento. Há aquelas que deixam uma sensação boa, de dever cumprido, ou aquelas que mostram que pra tudo há uma solução, como Os Titãs expressam na letra da música Enquanto Houver Sol: “Quando não houver esperança, quando não restar nem ilusão ainda há de haver esperança em cada um de nós algo de uma criança...”. Mas, infelizmente existem as populares “Dor de Cotovelo”, que a maioria acredita que são apenas aquelas velhas sertanejas que expressam um amor perdido, a rejeição ou o desgosto.

Essas letras melosas podem partir de situações vividas pelo compositor, ou podem ser escritas diretamente para quem as ouve. Reginaldo Rossi, Rick e Renner, Amado Batista, Sidney Magal, Falcão, são alguns dos artistas escalados para lista das músicas bregas, e não são apenas ouvintes que se identificam com elas, mas há aqueles que as regravam. Um exemplo é a música de Paulo Diniz “Pingos de Amor”, que atualmente foi regravada pela banda Papas da Língua (e acabou fazendo o maior sucesso entre a torcida gremista), mas não apenas por ela. Bandas e grupos como Turma do Pagode, Zeca Baleiro e Kid Abelha também a regravaram.

Atire a primeira pedra a pessoa que não se afundou em sua cama, se enrolou no cobertor e mergulhou o rosto no travesseiro, chorando suas mágoas por algo que não saiu como planejado, ou pelo amor eterno que acabou não sendo tão eterno assim.

É próprio do ser humano, procurar um consolo para sua frustração. Este consolo pode vir a ser a terapia para mergulhar no passado, nos planos feitos, nas expectativas que existia para a relação, através destas músicas, que encantam com suas letras chorosas, as quais o refrão muitas vezes pode ficar por horas na cabeça da pessoa, que repete, e repete diversas vezes baixinho, para si mesma.

 
Veja aqui a Top 10, a lista de músicas de dor de cotovelo.

Veja aqui alguns cantores “bregas” inesquecíveis.

Nenhum comentário: