sexta-feira, 17 de junho de 2011

Famoso, eu?!

*Filippe de Oliveira

O que leva uma “criatura” a postar um vídeo na internet?! “O que leva uma “criatura” a se sujeitar a tamanha exposição?! Dar a cara a tapa?! Oferecer-se ao julgamento implacável dos outros?!” Essas são apenas algumas perguntas que podem ser feitas quando falamos dos surpreendentes, irreverentes e inesperados “famosos anônimos” da rede. Pessoas que, do nada, acabam virando celebridades, pelo simples fato de publicar um vídeo, uma foto, uma frase, uma opinião nas redes sociais. As respostas a essas perguntas são muitas, infinitas e, algumas, sem nenhuma explicação.

Certamente é necessário que se tenha um bocado de vaidade. Ser bastante exibido, narcisista. Pode ser também um desejo legítimo de gritar para o mundo: “olha eu aqui! Eu existo! Eu quero ser conhecido! E mais, eu não quero ser só conhecido, eu quero ser reconhecido!”

É fato que a internet se tornou o meio de comunicação mais rápido e ágil dos dias atuais. Mesmo não sendo, ainda, um veículo de comunicação de massa, ela possibilita, além da diversão, a interatividade. O crescente número de internautas que a utilizam para o seu bem estar, postando fotos e vídeos em suas páginas pessoais, e gerando, direta ou indiretamente, comentários de outras pessoas mostram o quão interativa a rede é. É, também, a partir daí, que surgem os fenômenos dessa rede.

A Banda Mais Bonita da Cidade
Alguns exemplos de anônimos que viraram famosos da noite para o dia: o grupo pop Restart, a cantora Susan Boyle, Rebecca Black e, recentemente, A Banda Mais Bonita da Cidade. Todas pessoas comuns que viraram sensação na internet!

 A veiculação dessas imagens pode, muitas vezes, ser feita de forma involuntária e sem nenhum objetivo específico, mas é notável que, depois de certas aparições, a vida das pessoas que protagonizam os vídeos ou imagens muda “da água para o vinho”.

*Aluno do VII nível de Jornalismo Online

Nenhum comentário: