quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inspirado para arte

Raquel Tramontini



"A inspiração existe, porém temos que encontrá-la trabalhando." Esta é apenas uma das frases poéticas e instigantes de Picasso. O artista, de naturalidade espanhola, ganhou destaque em várias áreas das artes plásticas ao longo de sua história: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica.


Pablo Ruyz y Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Nasceu em 1881, na Espanha, e faleceu em 1973, na França. Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância, tanto que ele mesmo afirmava que “a qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que traz consigo”. E este espanhol fez jus às suas afirmações. Suas obras tornaram-se famosas e reconhecidas no mundo todo, destaque proporcionado pelas novas técnicas aplicadas às telas e principalmente pela criação do cubismo.

A obra de Picasso pode ser dividida em várias fases, com ênfase na valorização das cores de cada período.

De 1901 a 1904, aparece a Fase Azul. Foi o período onde predominou os tons de azul e vede azulado. Nesta fase, Picasso dá uma atenção especial aos elementos marginalizados pela sociedade, como prostitutas e mendigos. Um exemplo clássico deste período é a obra A vida.


Na Fase Rosa, que se estendeu de 1905 a 1907, predomina as cores rosa e vermelho. Aqui, suas obras ganham uma conotação lírica, e o marco desta época foi a obra Família de Saltimbancos.


A partir de 1907 até 1915, Picasso recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O que marca este período é a obra Les Demoiselles d'Avignon, tendo como característica principal a decomposição da realidade humana. Esse movimento foi dividido em três fases: a primeira foi o Cubismo Analítico, que se caracterizou por apresentar uma estrutura cristalina, com cores limitadas pelas sombras; a segunda fase foi o "Alto" Cubismo Analítico, nessa as estruturas cristalinas se tornaram mais complicadas e os pedaços transparentes, que formavam uma espécie de quebra-cabeça, e o último foi o Cubismo Sintético, onde as imagens se tornaram mais complexas e a organização das figuras passaram a ser em planos.


Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola, Pablo Picasso pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica, em 26 de abril de 1937. Reza a lenda que, durante uma exposição, Picasso foi indagado por um oficial nazista que questionava se havia sido ele o autor do painel. Ao que respondeu: “Não. Vocês fizeram isso! Eu apenas pintei”.


Na década de 1940, faz uma espécie de remember e pinta diversos quadros, retomando as temáticas do início de sua carreira. Nesta época, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Mais tarde, com 87 anos, Pablo Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. No fim de sua vida, abordaria ainda temáticas como a alegria do circo, o teatro, as touradas e algumas passagens marcadas pelo erotismo.


Nenhum comentário: