quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Entre o velho e o novo


                                                           Franciele Demarchi*

A moda, os acessórios e até objetos de decoração em casa, ganham um toque especial graças ao Retrô e ao Vintage, mas existe uma considerável diferença entre os dois termos. Para ser vintage uma peça precisa ter pelo menos, duas décadas de existência e ainda assim estar em perfeito estado de conservação, o vintage é realmente antigo, de época. O Retrô são lançamentos com um ‘toque’ vintage, tudo o que é relançado com uma modelagem ou estilo que lembram os anos 60, 70 ou 80.

(Foto: google imagens)
Esta onda do passado pode ser vista em móveis, veículos, até no cimena e em seriados, mas mesclando passado e presente, podemos dizer que a moda é onde mais se agrega o retrô e vintage. Brechós estão sempre repletos de roupas e acessórios que mantém a essência dos anos dourados. A moda também aposta com força na presença do retrô em coleções e desfiles do mundo inteiro. Cada vez mais presente no guarda roupa feminino e masculino, as peças também ganharam espaço na última coleção de outono/inverno, com as roupas, sapatos oxfords, óculos gatinha e as calças pantalona. Escolher como opção de estilo a moda retrô e vintage parece simples, mas exige um equilíbrio entre as peças, para não parecer ridículo. 

(Foto: google imagens)
Neste verão, o que temos de mais nítido da moda retrô e vintage são os óculos gatinhas. Sucesso nos anos 50 e 60, os óculos gatinha são os mais novos ‘queridinhos’ das mulheres, justamente por reunir o moderno e o clássico em um único acessório. 

Sem dúvida essa onda surgiu graças a seu valor nostálgico, que nos fazem lembrar épocas em que o estilo era de muito glamour. O mundo hoje anda tão acelerado que nem temos tempo para aproveitar as coisas que surgem.                                              

Existem muitas ideias e objetos do passado que valem a pena trazer para os dias atuais. Essa busca incessante pelo retrô e o vintage, não quer dizer que as ideias tenham acabado, mas que os recursos e as formas como as usamos o passado no presente estão cada vez mais eficientes e diversificadas.

Algumas bandas utilizam desde estilo retrô, uma delas são as meninas do The Like, que vestem retrô perfeitamente.

  


*Franciele Demarchi é acadêmica do Curso de Jornalismo, VI nível.



Nenhum comentário: