segunda-feira, 14 de junho de 2010

Do negrinho ao branquelo – lendas vivas e outras não tão vivas assim

Angelita da Luz, acadêmica de Jornalismo, VII nível.

mmmLendas são histórias que alimentam a alma de um povo. Seja de uma nação, estado, cidade ou mesmo de uma comunidade. O Rio Grande do Sul sempre está cheio delas. Lendas são essenciais para manter acessa a chama da paixão pela tradição gaúcha, que, convenhamos, é a mais bonita dentre as que se tem notícia.
mmmAfinal, quem nunca ouviu falar do tal de Negrinho do Pastoreio? Há quem diga que ele ajuda a encontrar pertences perdidos. E tem quem faça associação entre ele e um parente próximo, o tal de Saci-Pererê, personagem criado por Monteiro Lobato. Seriam irmãos, primos ou apenas frutos da imaginação?
mmmA questão é: lendas são verdade ou mentira?
mmmNa verdade não importa. O importante é o seu significante. Elas instigam a imaginação de crianças de todas as idades. Elas penetram fundo na identidade dos nossos antepassados, que por nós são representados, hoje. Não se sabe e também nunca vamos saber quais dessas histórias são verdade e quais são mentira, o que vale mesmo é que elas existem.
mmmPara quem quer conhecer algumas lendas intrigantes que o gauchismo preserva eis uma boa dica: no site
http://www.paginadogaucho.com.br/lend/ estão digitalizadas algumas das que compõe o livro “Estórias e lendas do Rio Grande do Sul”. Vale à pena dar uma conferida para se inteirar sobre as mais populares do estado e, algumas até de que não se houve muito falar, mas são curiosíssimas.
mmmOutras lendas famosas do Rio Grande do Sul estão na África do Sul participando da Copa do Mundo. Impossível não mencionar, mas será que o Dunga chega lá? E, como será o desempenho de Simon na arbitragem? Aqui mesmo, ele não é muito bem visto pela sua retórica em grenais. Será que eles serão as próximas lendas vivas do nosso estado? Torcemos que sim, não é mesmo?

Nenhum comentário: