sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ei, eu existo!


*Fábio Freitas de Rosso

Eu sou sinistro, melhor que seu marido, esculacho o seu amigo…”. Quem iria imaginar que uma letra dessas iria reunir mais de sete milhões de acessos no Youtube? Pois é, são os frequentes fenômenos da internet. Candidatos a cantor, a ator, a celebridade. Pessoas que buscam constantemente pela fama. Uns criativos, outros nem um pouco. Mas, em instantes, independentemente da qualidade do conteúdo, viram febre na internet.

 
Mallu Magalhães teve sucesso a partir de vídeos da internet
Há os que são motivo de piada, os que trazem à tona polêmicas sociais e ainda os que são vítimas de bullying ou de crimes cibernéticos. Mas também existem os que lançam obras com qualidade na web. Quem não lembra da jovem Mallu Magalhães, por exemplo. A jovem que ficou conhecida pelas canções que postava na internet. Em pouco tempo, Mallu já ganhou prêmios, cantou em importantes festivais de música do país, foi entrevistada por reconhecidos veículos de comunicação, lançou CD e agora caminha com sucesso em sua trajetória profissional. Tudo a partir do reconhecimento proporcionado pela internet.
 
Grupo Avassaladores criou funk com inúmeros acessos na web
Quem, em 2008, não cansou de ouvir a famosa música da dança do quadrado? Ou já não escutou sobre o “sanduíche – íche” da nutricionista Ruth Lemos, ou ainda sobre a empregada Sônia tentando pronunciar a palavra Youtube?

O jornalista Lasier Martins, por exemplo, já cansou de responder sobre o vídeo em que aparece levando um choque durante uma reportagem gravada em uma festa da uva em Caxias do Sul.

 
Uns marcam, outros são como a maioria do conteúdo da internet, efêmeros. Mas, uma coisa é fato, a internet tem um potencial enorme, tanto para denegrir a imagem de alguém, quanto para promover uma pessoa. Cabe aos seres humanos ter a sensibilidade para saber lidar com essas ferramentas. Mas, uma coisa é certa, seja qual for o fenômeno da internet, muitos deles querem apenas expressar: ei, eu existo!


Veja mais vídeos que são sucessos na internet:
 

Susto do gordinho: http://www.youtube.com/watch?v=GDzCI4Do2sA&feature=related

Stefhany, a absoluta: http://www.youtube.com/watch?v=O48bne8XSfk



*Aluno do VII nível de Jornalismo Online

Nenhum comentário: