Giordana Pezzini*
Século XXI. Moda, rostos bonitos, cuidados com o corpo. Mas e a sua mente, você anda cuidando bem dela? As doenças mentais acometem, em algum ponto da vida, cerca de 20% da população mundial .
Foto: Franciele Demarchi |
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria , os problemas mentais são a segunda causa dos atendimentos de urgência.
Apesar disso, nos últimos 20 anos, o país investiu nos cuidados com a saúde mental, procurando evitar internações em hospitais psiquiátricos, adotando diagnósticos e tratamentos mais eficazes. Um bom exemplo foi a criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, criados em 1986 e que hoje passam de 1600 unidades em todo o país.
Os Caps têm o objetivo de oferecer atendimento, acompanhamento clínico e fazer com que essas pessoas tenham acesso normal ao trabalho, lazer e fortalecer laços com a família e a comunidade em geral.
Entre as principais doenças mentais e de comportamento estão a depressão, distúrbio de ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, esquizofrenia.
Porém, o que muitos não sabem é que os transtornos mentais têm tratamento e cura, como outras doenças. Mas o primeiro passo para a cura é descobrir se a pessoa "é" ou "está" doente. Se ela estiver doente as chances de cura serão maiores e mais rápidas do que se ela for doente.
Por isso, vale a pena ressaltar: preste mais atenção em você, se permita parar por um momento e ver se está tudo bem com seu interior. Cuide-se, e principalmente, cuide bem da sua mente.
*Giordana Pezzini é acadêmica do VI nível do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
3 comentários:
Bom gostei ótimo ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Ótimo agora faz um texto argumentativo apresentando cinco fatores que seguindo seu julgamento são fundamentais para garantir qualidade de vida e longevidade ao ser 《humano》
Ótimo agora faz um texto argumentativo apresentando cinco fatores que seguindo seu julgamento são fundamentais para garantir qualidade de vida e longevidade ao ser 《humano》
Postar um comentário