segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ainda há tempo para falar

Mirella Caceres, acadêmica do VII nível de jornalismo.

mmmAs lendas são histórias contadas de fatos da antiguidade, são como depoimentos, passadas de pai pra filho, de geração em geração, ao povo que acredita, ou não. É como um espelho, os relatos destas histórias nos fazem ficar frente a frente com o passado, e entrar, também, em um mundo não vivido, mas sentido,como se fosse ali, na hora.
mmmMuitas vezes, certas lendas nos causam medo, talvez seja pelo modo como são contadas, ou da forma com que são entendidas, mas fato é que estas histórias acabam sempre ficando por um longo tempo em nossa mente, nos trazendo sempre lembranças boas. Mas, creio que o mundo hoje precisaria de mais lendas, e no nosso caso, temos várias para contar, pois o Rio Grande do Sul e seu povo são fartos de histórias, pessoas acontecimentos marcantes, e, na minha ótica, é triste ver que tudo isso não está sendo mais passado, nem mesmo cultivado.
mmmMuitas vezes fico me perguntando quais seriam as lendas que contaria para meus filhos, ou melhor, meus netos, o que eu estou deixando para que seja eternamente relatado. Não importa a forma como vai chegar, mas deveria chegar de alguma forma. Lembro-me bem das tardes em que eu ainda tinha tempo de sentar com meu avô para ouvir seus sábios ensinamentos, as dificuldades de uma vida e de como ele chegou até lá. Para mim, também considero uma lenda, um mito, cada história contada hoje. Ele, com 96 anos, já não tem mais o vigor de contar, mas me lembro bem de cada palavra que ele disse, e como isso influenciou na minha vida. É uma pena, pois com o mundo sem tempo pra nada, fica difícil contar histórias, que dirá passá-las adiante, e pra falar bem a verdade, as que nos chegam, até não são muito boas, mas fato é que até uma fofoca pode virar uma lenda. Então lendas, em minha opinião, são mais que importantes, são fragmentos de nossas vidas e, sem sombra de dúvidas, quem viveu, tem sempre uma lenda que merece ser contada.

Nenhum comentário: