sábado, 12 de dezembro de 2009

Um dia a conta tinha que chegar

Cassiano Valente, Acadêmico de Jornalismo, VII Nível

Chuva, ventos, sol, trovoadas - e mais chuva. Existe uma máxima que diz: o barato sai caro. E que os recursos da natureza são gratuitos não é preciso comentar aqui. Mas beleza. Resultado do descaso do ser humano com o planeta em que habitamos, direta ou indiretamente, o fato é que devemos pensar nos seres irracionais. Isso: nos bichinhos.

A ganância e a busca exacerbada por dinheiro passou dos limites. Os recursos naturais não são infindáveis. Já se fala em usar a água como combustível: imagine-se optando entre tomar banho ou andar de carro. Eu iria caminhando sem banho. Hippão mesmo.

Enfim, chegamos numa questão de políticas públicas. Para se diminuir o dióxido de carbono emitido, precisamos de transportes coletivos com maior eficiência. Metrôs, ônibus, trens com um mínimo de conforto e dignidade possível. Não adianta riquezas naturais pra gringo ver se nós mesmos não pudermos chegar até elas.

Mas vítimas inocentes dessa barbárie com o mundo não andam em duas pernas. Todos, sem exceção, tem sua parte de culpa. Sacolas plásticas, lixo, lixo e lixo. É preciso se reeducar, educar nossos filhos, mudarmos pequenos atos, com a certeza que toda humanidade é responsável pelo mundo.
Que herança você quer deixar pros seus descendentes? Não é justo deixar essa dívida externa com a mãe natureza. Mãe é mãe. Pague o que deve ou perca o crédito com a velha.

Nenhum comentário: