sábado, 4 de julho de 2009

A sensação do momento

Rocheli Stieven

As novas tecnologias estão ganhando um espaço maior em nossas vidas a cada dia, e isso acontece porque o avanço tecnológico se faz cada vez mais imprescindível para o desenvolvimento da humanidade. Apesar disso, existem muitas pessoas que preferem resistir às tecnologias que lhe são disponíveis, a usá-la a seu favor e até facilitar sua vida, uma vez que a tecnologia é capaz de reduzir o tempo gasto para a realização de diversas tarefas.

A importância da tecnologia da informação pode ser reconhecida em inúmeras áreas, seu desenvolvimento está contribuindo na superação da exclusão social (e digital), geográfica e econômica. Contribui também no que diz respeito ao acesso à informação e à educação, possibilitando que as pessoas possam participar mais ativamente nas decisões que afetam suas vidas.

Atualmente, uma nova forma de comunicação virtual tem sido a sensação do momento, o Twiter, que muitos se não conhecem, já devem ter ouvido falar. Esse sistema de microblogging cresceu muito nos últimos meses, estando presentes até mesmo em programas de televisão, onde apresentadores e usuários interagem.

O Twitter tem se destacado pela rapidez e facilidade em que as mensagens podem ser enviadas, tanto, que até os astronautas resolveram adotar o método para facilitar a comunicação com a sua base.

Os astronautas que farão parte da tripulação da Discovery em uma missão na Estação Espacial Internacional, no mês de agosto vão utilizar esta moderna forma de comunicação para que suas experiências sejam rapidamente compartilhadas. As mensagens serão enviadas em espanhol e em inglês. As postagens de um dos tripulantes poderão ser acessadas no endereço: http://www.twitter.com/astro_jose.

Essa novidade já foi anteriormente usada por outro astronauta em maio deste ano. Nas mensagens, Mike Massimino contou como foi o lançamento e relatou ainda, que estava se sentindo ótimo.

O novo fato é que o acesso a essas bases de dados e informações encontra-se disponível a todas as pessoas. Estamos vivendo a revolução das tecnologias e dos sistemas de comunicação que enriquecem a capacidade dos cidadãos de gerar conhecimento. Essa utilização possibilita uma reflexão crítica e elaborada da realidade, o que gera inovações que melhoram o mundo onde vivem. As pessoas aprendem a transformar o seu cotidiano a partir das vivências universais.

Nenhum comentário: