sábado, 27 de junho de 2009

a arte na internet

Ânderson Silva

Passou o tempo em que falar de arte significava apenas aquelas belas exposições ocorridas de tempos em tempos com obras de um artista renomado. A modernidade fez com que os diversos tipos de demonstração artística passassem a ser veiculados na grande rede de Internet.

Com um layout interessante e inovador o site Expoart, tem um espaço disponível aos artistas para que possam divulgar seus eventos e obras. Além de expor os trabalhos de pessoas de todo o Brasil, também pode ser acessado o link que trata da História da Arte. Sabemos que este caminho começou na idade da pedra, quando os primitivos desenhavam para pode se comunicar. O aperfeiçoamento da arte fez com quem em 1575 no qual François de Belleforest publicava seus trabalhos em uma gruta. Desde lá este ramo da cultura cresceu e de forma avassaladora. Como diria Gerald Thomas, "os tempos mudaram e a história da arte também. Neste fim de século, houve uma trivialização. Hoje, não há o vanguardismo que até trinta anos atrás era importante".

Este resgate da história nos faz ver como a arte evoluiu. Hoje para você ter acesso a uma obra basta navegar na internet para que os trabalhos dos mais famosos pintores estejam disponíveis. No site Arte e Tecnologia, fica visível a transformação das mídias em favor da arte. No espaço intitulado de “Últimos Links” ficam armazenadas algumas das páginas virtuais que os internautas postam para divulgar aquilo que realizam. Como arte não significa somente as pinturas, no site também ficam hospedados vídeos e textos de diversos autores.

Outra forma de arte que pode ser relevada é a página de consulta do Wikipedia. Neste caso é importante ressaltar a modernização deste formato. No Wikipedia, é possível que qualquer pessoa possa publicar informações sobre fatos e notícias. Além disso, até trabalhos de artistas foram disponibilizados na web através deste site. Apesar das diversas críticas, esta prática desenvolvida há pouco tempo, chama atenção pela facilidade com que a população pode participar da construção contínua da cultura mundial.

O acesso às diversas formas de comunicação e informação fez com que a arte na internet surgisse de forma estrondosa. Os artistas que têm o interesse por esta fórmula de divulgação tendem a ter sucesso com o passar dos tempos, até porque no momento em que vivemos, as pessoas desejam conseguir as coisas de forma mais facilitada. E, para que algo mais acessível do que aquilo que está apenas a um clique?

Nenhum comentário: