sábado, 4 de julho de 2009

O mundo que não para de mudar

Fernanda Morgan

Vivemos em um mundo onde várias mudanças acontecem a cada momento. Onde novas descobertas são realizadas em um piscar de olhos, e uma delas que vêem evoluindo a cada segundo é a tecnologia. Algumas modernidades facilitam o nosso dia-a-dia, já outras possibilitam uma melhor compreensão do que acontece ao nosso redor, e assim sucessivamente podemos observar novas formas de comunicação, que prometem ainda evoluírem a todo momento.


Uma invenção que caminha neste sentido é o papel que fala com as pessoas, ou seja, esta invenção é um protótipo de papéis digitais. Onde as suas informações estão inclusas no papel mesmo, e podem ser acessadas por um simples toque na área de sua tela. Assim, os dados contidos no papel digital podem ser ouvidos através de um auto-falante.

Esta nova, e também impressionante tecnologia, provem de um projeto de pesquisas chamado Four Paper, da empresa Mid Sweden University. Sendo que segundo documentos, só é possível realizar este feito, por que existe uma combinação de papel e também de códigos gráficos, que são impressos com tintas eletronicamente condutoras e sensíveis à pressão.

Umas das opções desta incrível tecnologia, é que a mesma pode ser desenvolvida também para campanhas publicitárias, de marketing e também para eventos. Para as propagandas, este possui uma ótima opção, pois a partir do momento em que a pessoa toca a tela, ou alguma imagem que esteja na tela, ou ate mesmo um texto, ela passa a ouvir então a mensagem publicitária audiovisual.

Outra grande vantagem, é que o anúncio então possibilita convidar as pessoas para interagirem com a mensagem que está disponível, e conhecerem melhor o mundo dos papéis digitais que falam com você. Um outro grande feito, realizado com esta mesma tecnologia, é que ela foi utilizada como protótipo para uma mesa digital de música. Assim, algumas músicas eram impressas diretamente no papel e eram ouvidas através do toque com a mão na tela da capa do álbum. E o som, saia inteiramente do papel.

Além disso, após o momento do uso, as telas podem então serem encaminhadas para a reciclagem. Além de servir para a evolução da tecnologia, está ainda e reciclável, e assim também passa a ser o sonho de qualquer publicitário.

E se você fosse um destes publicitários, e resolve-se usar este novo método para ampliar o seu mercado? Esta é apenas uma das novas tecnologias que surgiu e que promete surgir muitas outras que irão trazer para o meio em que vivemos, mais conhecimento e também mais oportunidades de desenvolver futuros projetos, de uma maneira que todas as pessoas possam ver, ouvir e também compreender o que se passa nesta nova era que nasceu e que prenuncia aflorar mais ainda.


Nenhum comentário: