sábado, 4 de julho de 2009

Filhos do avanço

Jonas de Moraes Lima

Tecnologia, uma palavra de dez letras que imergem diversos significados. Uma senhora de oitenta e dois anos, lê a palavra tecnologia e pode pensar no telefone sem fio, que pode levar para o quarto e mesmo assim continuar falando com seu filho mais novo que está do outro lado do planeta. O agricultor chamado João, olha a tecnologia através de sua colheitadeira recém comprada que faz em 1 hora o trabalho que cinco homens fariam em sete. O adolescente “nerd” vê a tecnologia através do novo Xbox 360, com sua nova versão com três núcleos independentes, permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. Isto permite que os jogos para o Xbox 360 ofereçam inimigos mais inteligentes e mundos que simulam a realidade com maior precisão.
É impossível pensar a humanidade do século XXI sem fazermos um link direto com a nova tecnologia que está envolta no desenvolvimento dela. Hoje não conseguimos ficar 30 minutos sem luz elétrica. Enquanto comemos um sanduíche aquecido no microondas, estamos baixando na internet o novo episódio da temporada de Lost, ouvindo no seu mp4 o último álbum do Franz Ferdinand e vendo na televisão o Willian e a Fátima falarem sem parar.
Eu, como filho da nova tecnologia, que cresci no meio do surgimento, ou pelo menos na popularização dos microcomputadores, não tenho como possuir outra opinião a não ser aquela que a tecnologia ajudou no desenvolvimento do ser humano. O desenvolvimento a qual me refiro é aquele que permite uma pessoa saber tudo que acontece no seu planeta em apenas 3 minutos do acontecido. Acredito que a humanidade ficou mais unida e ao mesmo tempo mais individualizada, pois apenas com a criação de um blog, ou site, você pode transmitir suas palavras e idéias para o mundo inteiro.
É fato que a tecnologia está em constante avanço. Tenho certeza que os exemplos deste texto estarão obsoletos dentro de alguns anos. Enquanto a humanidade caminha para uma evolução de sua espécie, a tecnologia voa ao seu lado, através de um jatinho supersônico rumando para novos avanços tecnológicos.

Nenhum comentário: