sábado, 27 de junho de 2009

ser arte! fazer arte!

Priscila Pedroso

Arte por arte! Arte pela arte, e tudo se torna arte? Qualquer coisa que você venha acreditar ser “bonitinha” e que pode servir de decoração em alguma peça de sua casa ou escritório? Não somente!

Arte nos tempos de hoje é mais do que algo agradável de ver e que serve apenas de decoração; a arte de verdade é conteúdo, é o sentido das coisas; não apenas pelo que se vê e também pelo que se sabe e sente a respeito de qualquer peça ou obra.

Arte é uma atividade humana estética realizada por artistas através de suas percepções, emoções e idéias, que procuram estimular esses mesmos sentimentos em seus espectadores.

Segundo Charles Peirce, o fundador da semiótica, a arte possui uma função transcendente, ou seja, manchas de tinta sobre uma tela ou palavras escritas sobre um papel simbolizam estados de consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão.

A arte é feita para ela mesma, essa é sua real utilidade, e só percebem sua função os olhares mais curiosos, críticos e aguçados, pois como diz Peirce a arte simboliza estados de consciência e espírito, instigando os mais valiosos sentimentos e pensamentos.

Faz arte quem tem além de talento um olhar diferente para as coisas que acontecem ao seu redor, como para os próprios sentimentos. Olhar dentro de si e saber expressar seus momentos e sentimentos, com intuito de fazer o espectador sentir o que está sentindo é mais do que um dom, é arte pura!

Nenhum comentário: