sábado, 27 de junho de 2009

Você é sua própria arte


Jonas de Moraes Lima

A Arte sempre esteve presente em toda a humanidade. Gosto muito de arte e das várias formas que podemos representá-la. Nos palcos ou nas ruas, quem comanda, quem atrai é sem dúvida um produtor da arte. Um ator, músico, pintor, dançarino são alguns dos fabricantes daquilo que podemos denominar como a criação humana. Os valores são estéticos infinitos e que acabam sendo moldados através do emocional e também pelo ambiente cultural em que a arte é realizada.

O mundo como o conhecemos hoje é uma grande obra de arte, onde os artistas estão produzindo zilhões de formas e maneiras de decorar o planeta e produzir sua criação pessoal. Acredito que a arte é produzida espontaneamente. Uma pessoa que planta uma arvore para deixar uma rua mais arborizada e agradável está de certa forma confeccionando arte. Um pintor que usa das cores uma maneira de deixar as fachadas das casas mais harmônicas também produz a arte, partir do seu trabalho. A arte de viver, a arte de mentir, de cozinhar de reproduzir, de viver e a arte de ser feliz são exemplo de como vivemos constantemente reproduzindo-a.

A sétima arte, talvez seja o tipo que mais me atraia pela sua forma de reproduzir em uma tela, desejos, idéias, crenças conceitos tudo embutido em um retângulo que é capaz de causar sensações e mudar a vida das pessoas. O cinema é um tipo de arte com que se permite haver uma identificação entre espectador e artistas. Pessoas projetam na tela de um cinema, várias linguagens e durante todo o período de exibição desencadeiam fenômenos como a raiva, alegria, emoção e isto tudo é desperta e transporta o espectador para um universo em que aquilo de alguma forma é real, mesmo possuindo a consciência de que são apenas produtores confeccionando sua própria arte.

Apesar dos diversos conceitos e vários estudos e artigos que repensam a arte como algo abstrato e difícil de ser decifrado, penso que ela é muito mais fácil do que se pensa. A arte é confeccionada a partir do que sabemos, gostamos e sentimos, algo que produzimos através de nós mesmos. Algo íntimo, a arte é intima e para fazê-la só é preciso ser você mesmo.

Nenhum comentário: