sábado, 23 de maio de 2009

A sustentabilidade dos nossos filhos

Luciele Copetti


É lindo. É verde. É multicolor. As revistas de moda tratam como uma causa. Os ecologistas como uma bandeira. As empresas como uma grande jogada de marketing. O cidadão tenta criar hoje as condições de sobrevivência do amanhã. Na terminologia da palavra, essa seria a sua verdadeira ação: a construção de um futuro onde é possível uma sustentabilidade totalmente sustentável.

Estão todos aderindo à moda. Hoje, a discussão não é apenas sobre as causas do aquecimento global, mas de como melhorar a qualidade de vida do cidadão. É um caminho que nos leva não apenas a erguer uma bandeira, escancarar em blogs o nosso apoio à causa, mas cuidar de nós mesmos. Para então, poder mudar e transformar o mundo. Calma, não é utopia.

É preciso antes de tudo ser cidadão de fato. Não apenas um mero consumidor, ou usuário. Mas, exercer este direito com civilidade, para que ações de desenvolvimento possam ser criadas sem que comprometam o nosso futuro. Iniciar políticas de saúde, habitação e educação que de fato incluam a sociedade civil. Pois somente uma sociedade menos desigual e sustentável pode pluralizar ações políticas.

É um círculo vicioso. Para o nosso bem. Para o seu bem-estar. Saúde preventiva inicia a partir deste conceito. Enquanto eu souber o que está acontecendo comigo, e quais são os fatores que me levam a tal enfermidade ou estado de dor, posso procurar os devidos meios que me oferecem. Mas é preciso que antes eu crie estes meios iniciais. Busque informação, a minha cidadania, a minha atuação e civilidade. Precisamos antes de tudo recriar um mundo civilizadamente sustentável.

Muitos ainda acham que vivem em “comunidades isoladas” onde o banho demorado, o lixo reunido, a geladeira aberta esperando o pensamento chegar e o combustível do carro, não interferem tanto assim nas ações de cada um. É um processo lento. Mas, vivemos em uma sociedade que precisa aprender a conviver com o outro. Onde ações só têm valor se forem efetivadas e precisamos, o mundo precisa de ações concretas.

As mudanças de hoje para a nossa sobrevivência de amanhã, devem ganhar ainda mais força. Acredito na efetividade das alterações em longo prazo, acredito nas crianças, na sua ingenuidade recheada de inteligência e na sua capacidade de convencimento. Por isso, é preciso investir nestas criaturinhas. Sites dão dicas, mostram vídeos e jogos. A dica é para que você criança ou que algum dia foi criança de fato visite o planetinha, busque informações, leia o manual e mude as suas ações para uma efetivação da sustentabilidade social.

Nenhum comentário: