sábado, 16 de maio de 2009

A Fobia Social Na Escola

m
m
Felipe Keller
m
Pessoas muito tímidas têm em particular problemas de aproximação com outros indivíduos. Isto pode ser bem representado nas escolas, que devem olhar para crianças e adolescentes que passam não por um problema, mas pelo medo de conseguir se relacionar com colegas e inclusive professores.

A escola quando recebe um estudante com esta condição deve ter um cuidado especial por parte da direção, professor responsável, mas acima de tudo alertar colegas mais próximos a ajudar o amigo a perder a vergonha e o medo de um convívio social dentro da instituição de ensino.

A vergonha de se expressar publicamente, ou simplesmente conversar com outras pessoas que não fazem parte da família, pode acarretar consequências graves em relação ao futuro desta criança, quando a sociedade vai cobrar uma maior integração e comunicação no convívio social de trabalho e relacionamentos externos.

Algumas situações que podem chamar atenção na escola são quando a criança tem medo de comer em público ou usar o banheiro com outras pessoas. Toda escola, seja particular ou pública, deve levar à família a relação tímida que apresenta a criança para que em casa haja uma conversa inicial, a fim de que a escola mais tarde possa fazer um trabalho prático antes de encaminhar a um psicólogo, se o caso for necessário.

O alerta da escola nestes casos é de grande relevância e benefício, principalmente porque crianças que apresentam esta fobia, de timidez e vergonha, são alvos constantes de ofensas, brincadeiras, apelidos e brigas. No que a escola num contexto geral deve ter um cuidado especial.

Nenhum comentário: