segunda-feira, 28 de junho de 2010

Viagem e frio - Saiba quais são os destinos que combinam com baixas temperaturas

Fernanda Rüntzel da Costa
Acadêmica de Jornalismo, VII nível


Quando surgem as férias a clássica pergunta é: para onde viajar? Os destinos são inúmeros e dos mais variáveis possíveis, o que torna necessário delimitar objetivos e avaliar fatores importantíssimos como dinheiro e tempo disponível para a viagem. Eu diria que ainda há mais um fator determinante na escolha do destino: o clima. Há lugares que são consideravelmente melhores no verão, e, em contra partida, há lugares que são infinitamente mais atrativos no inverno.
Se você acha que a Europa é sem dúvida o “point” do inverno, saiba que há países onde a chuva é constante nesta época do ano, e onde a maioria das atrações são ao ar livre, obrigando os turistas a suportarem uma temperatura nada confortável.
Eu daria dicas bem simples:
Quer conhecer a Itália? Viaje no verão. Ela não é uma opção ruim no inverno, mas suas praias são realmente muito boas e vale a pena conhecê-las. Os “gelati” ou sorvetes, também são uma forte atração italiana e não podem deixar de serem apreciados sem moderação. Mesmo lugares clássicos como o Coliseu em Roma e a cidade de Veneza exigem muitas caminhadas ao ar livre, o que não é nada prazeroso com temperaturas negativas. E a Itália ainda oferece muitas opções de passeios, são muitos destinos imperdíveis que exigem uma boa disposição, mais percebida no verão.
Portugal é outro país que aconselharia você a ir no verão. O inverno lá não é tão frio como no resto da Europa, mas as chuvas são constantes. Sem falar que Portugal oferece uma infinidade de lindos parques e jardins que são muito mais agraciados com as flores e paisagens de estações quentes. O sul de Portugal ainda oferece as praias do Algarve que são lindíssimas e muito disputadas por turistas. No inverno português, lhe aconselharia conhecer a Serra da Estrela, localizada no norte do país - é lá o lugar da neve e das pistas de esquis.
A Espanha na minha concepção fica em cima do muro. Há muitos museus e atrações possíveis para o inverno, e cuidando para não pegar dias chuvosos, é um lugar onde se pode aproveitar tanto no calor quanto no frio.
Outro destino que fica em cima do muro é a Holanda, você aprecia os coffee shops, pubs, museus e variadas atrações de Amsterdam em qualquer temperatura, pode ser que no inverno você não veja as infinitas plantações de tulipas, mas ainda assim vale a pena.
Você quer mesmo conhecer o inverno europeu? Bom, pense em rotas como Bélgica, Inglaterra, França e Alemanha. Elas oferecem paisagens magníficas e atrações que podem ser aproveitadas em qualquer estação do ano.
A Bélgica, mesmo com fortes indícios de chuva e ventania, tem o cheiro do chocolate, praças com pistas de gelo, feiras típicas e uma culinária que lembra os exageros da Serra Gaúcha. Não dá para manter o peso com tantos waffles e chocolates belga.

Foto da cidade de Brugge, na Bélgica – tirada por Fernanda Rüntzel da Costa

A Inglaterra também sabe ser bonita no inverno. A cor dos prédios e a arquitetura combinam muito com o frio e os pontos turísticos ainda são em sua maioria fechados e com calefação. Nada de sair de lá sem tomar uma cerveja em algum dos vários pubs e até mesmo apreciar os parques e feiras que só acontecem no inverno. Uma dica é ir perto do Natal, as ruas são muito bem decoradas e os ingleses preparam um ambiente todo mágico e natalino.

Foto da cidade de Londres, com o Parlamento e o Big Ben ao fundo – tirada por Fernanda Rüntzel da Costa

O que dizer da França? As ruas da chique Paris definitivamente combinam com casacos de lã e encharpes. Talvez o parque em torno da Torre Eiffel deixe a desejar no inverno, mas as ruas, praças e museus ganham um ar sedutor sob baixas temperaturas.

Foto do Musée du Louvre em Paris – tirada por Fernanda Rüntzel da Costa

A Alemanha eu diria que é o país do inverno, não tive o prazer de conhecê-la no verão, mas a neve pelas ruas deixa tudo mais bonito. Os prédios acinzentados e a arquitetura mais quadrada combinam com o frio, sem falar que a culinária alemã é pra ninguém botar defeito. Cada parada de metrô, estação central ou parque traz uma variedade de comidas que te obrigam a dar uma paradinha para se esquentar. São cucas, tortas, doces, e sabores irrefutáveis. Você sente muito frio, é verdade, mas a cada 20 minutos de caminhada é só parar para um café e apreciar a calefação.


Foto de um parque em Berlin – tirada por Fernanda Rüntzel da Costa

Para você que está entrando agora para as férias de inverno no Brasil e gostaria de viajar para um lugar frio, aconselho a América Latina. Há muita variedade e diferentes atrações. Um país bem legal nessa época do ano é o Chile. A Cordilheira dos Andes em Santiago é realmente magnífica, e conhecê-la de perto torna-se uma experiência inesquecível. Ir até o Valle Nevado e experimentar suas pistas de esquis é indispensável, e depois, nada como uma parada para apreciar um bom vinho chileno.

Foto do Valle Nevado, na Cordilheira dos Andes, Chile – Tirada por Fernanda Rüntzel da Costa

Para todos estes destinos leve pouca bagagem. As roupas de inverno na Europa são consideravelmente mais baratas e você não vai querer pagar excessos no aeroporto.

Nenhum comentário: