sábado, 7 de novembro de 2009

Cultura é mesmo com Passo Fundo, Tchê!

Verônica Faquin, Acadêmica de Jornalismo, VII Nível

Não é à toa que Passo Fundo é a Capital Nacional de Literatura: o local é a sede do maior debate literário e cultural da América Latina, a Jornada de Literatura. Há 27 anos ininterruptos o evento bianual promove o pluralismo das idéias num espaço que propicia o intercâmbio da diversidade cultural.

E cultura é mesmo com os passo-fundenses. Com números já sabidos e reafirmados – uma média anual de 6,5 livros lidos por habitante não é vista em nenhum outro lugar do país – o cidadão de Passo Fundo mostra que é amigo do livro e se preocupa em manter vivo o interesse pelas letras incutindo a cultura literária nos ainda aprendizes do abecedário.

É esta a idéia da 23ª Feira do Livro de Passo Fundo que deseja levar o lúdico e a magia da leitura para perto da criança. Não é de hoje que o imaginário dos pequenos nos surpreende - e a campanha do evento é justamente mostrar as inúmeras possibilidades de se imaginar uma história por meio da leitura.

“Leia e viva todas as emoções”, é o slogan que move esta ação com a certeza de que saber ler e utilizar o conhecimento adquirido aprimora a qualidade de vida de qualquer um, além de contribuir para a formação de um cidadão crítico e atento às voltas que o mundo dá.

Nenhum comentário: