sábado, 27 de junho de 2009

Diferentes artes, diferentes culturas

Bruna Z. Zolet

Segundo o dicionário arte significa técnica e/ou habilidade geralmente entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

Tenores, grafiteiros cantores de rock são alguns exemplos de expressões artísticas. Para algumas pessoas um grafiteiro não deixa de ser um pichador de muros. Outros já acreditam que é uma forma de expressar sua arte, seus sentimentos. Na música os cantores de rap são chamados de drogados ou marginais, os emos acabam sendo “tachados” de estranhos.

Todos nós podemos ser chamados de artistas, independe de credo, cor ou estudo. Na própria escola, quando a professora pede para fazermos um desenho, por mais simples que seja, é arte.

Muitas vezes, ou quase sempre os sentimentos são expressados na arte. Uma pessoa que perdeu alguém vai expressar seus sentimentos através da pintura; ou um jovem que vive em uma comunidade com a violência vai expressar na música seus sentimentos. Algumas vezes os tipos de artes acabam não sendo respeitados entre as pessoas, gerando assim uma série de violências.

A arte também pode ter vários significados. O que para uma pessoa pode representar apenas um risco para outro tem um significado diferente. Voltando ao exemplo anterior, o tenor precisa expressar todo o seu sentimento na música, mas que pode ser entendido como algo chato.
Em cada parte do mundo existem diferentes culturas com diferentes formas de arte. O mais importante é saber respeitar a forma como cada um a expressa.

Nenhum comentário: